As alterações na paisagem do município de Rio Doce-MG provocadas pelo rompimento da barragem da Samarco mineração (2010-2022)
Estudos dos acadêmicos As alterações na paisagem do município de Rio Doce-MG provocadas pelo rompimento da barragem da Samarco mineração (2010-2022)
Document
Attachments
Metadata
Thumbnail
Título
As alterações na paisagem do município de Rio Doce-MG provocadas pelo rompimento da barragem da Samarco mineração (2010-2022)
Autor
Luís Filipe Pereira da Silva
Descrição
Este trabalho discute a transformação na paisagem pela qual os ribeirinhos da região de Rio Doce - MG passaram em decorrência do rompimento da barragem da Samarco Mineração, em Mariana - MG. O motivo que nos leva a estudar essa transformação na paisagem Rio Docense se justifica pelo interesse em analisar a dificuldade imposta à comunidade local pela tragédia, gerando diversos danos na esfera ambiental, econômica e social, analisados ao longo do estudo. A título de exemplificação podemos citar as intensas disputas, o aumento do trânsito de máquinas e equipamentos pesados, a falta de participação, os problemas relacionados à saúde e as dificuldades relacionadas à pecuária, pesca, areal, faiscação, turismo e agricultura. Aliado a essa situação, pensamos que ao entender como esse trágico evento aconteceu de fato, podemos ajudar a evitar outras tragédias como essa. Diante dessa complexidade e mistura de elementos, podemos dizer que o rompimento da barragem da Samarco causou sofrimento para a comunidade local, manifestando-se negativamente nas relações sociais, tradições, história e sua identidade. O objetivo geral desta pesquisa foi o de compreender as dinâmicas econômicas, ambientais e sociais dos ribeirinhos antes e após o rompimento, identificando os danos, as estratégias adotadas para contrapor às adversidades e caracterizando a transformação da paisagem. Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos uso de documentação diversa, entrevistas, história oral, pesquisa in loco e registro fotográfico com vista a estudarmos algumas percepções, vivências, memórias, valores e outros atributos ali presentes. Além disso, fez-se necessário a utilização da uma abordagem qualitativa, a fim de obter dados mais representativos para a realidade objeto da pesquisa, com mistura de duas metodologias especificas: o método da história oral e o método da análise documental. A proposta do produto, material prático sobre os principais pontos em nossa reflexão teórica, consiste na elaboração de uma cartilha, capaz de ultrapassar as barreiras do acadêmico, levando nossos resultados a setores mais amplos da sociedade.
Ano da publicação
2022
Palavras-chave
Barragem, Rompimento, Samarco, Rio Doce, Paisagem
Tema
Paisagem cultural
Idioma
Português
Estado
Minas Gerais
Editor
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Tipo de documento
Dissertação de mestrado