Institucionalização e capacidades estatais em dois munícipios capixabas atingidos pelo desastre-crime do rio Doce: Os casos de Colatina e Linhares.
Estudos dos acadêmicos Institucionalização e capacidades estatais em dois munícipios capixabas atingidos pelo desastre-crime do rio Doce: Os casos de Colatina e Linhares.
Documento
Anexos
Metadados
Miniatura
Título
Institucionalização e capacidades estatais em dois munícipios capixabas atingidos pelo desastre-crime do rio Doce: Os casos de Colatina e Linhares.
Autor
Luciana Andressa Martins de Souza, Maira Rodrigues e Paolo de Souza Silva.
Descrição
O objetivo deste artigo é comparar os diferentes padrões de institucionalização e construção de capacidades estatais em um momento crítico. A análise se divide em duas frentes: (a) Analisar o processo histórico de interação entre os atores estatais e os atores de mercado, induzindo a construção de capacidades estatais em diferentes níveis federativos, especialmente no nível municipal, e o contexto do desastre-crime socioambiental do Rio Doce e; (b) Comparar os diferentes padrões de institucionalização e construção de capacidades estatais relacionados à área de meio ambiente a partir dos resultados das interações entre os atores estatais e não estatais. Os resultados mostram diferentes padrões de dispositivos de políticas públicas instituídos como resposta ao desastre-crime entre os municípios.
Ano da publicação
2019
Palavras-chave
Capacidades estatais, desastre-crime socioambiental, Rio Doce, Meio Ambiente.
Tema
Políticas públicas e meio ambiente.
Idioma
Português
Estado
Rio Grande do Sul
Editor
Revista de Psicologia Política - Associação Brasileira de Psicologia Política
Tipo de documento
Artigo