PLANO DE GESTÃO DE DADOS – PGD RRDM/JUN19 – MONITORAMENTO ECOTOXICOLÓGICO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA LAMA ORIUNDA DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MARIANA (MG) EM REGIÕES DULCÍCOLAS, ESTUARINAS E MARINHAS (ANEXO 1)
Rede Rio Doce Mar PLANO DE GESTÃO DE DADOS – PGD RRDM/JUN19 – MONITORAMENTO ECOTOXICOLÓGICO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA LAMA ORIUNDA DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MARIANA (MG) EM REGIÕES DULCÍCOLAS, ESTUARINAS E MARINHAS (ANEXO 1)
Documento
Anexos
Metadados
Título
PLANO DE GESTÃO DE DADOS - PGD RRDM/JUN19 - MONITORAMENTO ECOTOXICOLÓGICO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA LAMA ORIUNDA DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MARIANA (MG) EM REGIÕES DULCÍCOLAS, ESTUARINAS E MARINHAS (ANEXO 1)
Descrição
Este documento detalha o monitoramento ecotoxicológico dos impactos causados pela lama proveniente do rompimento da Barragem de Mariana (MG) em ecossistemas dulcícolas, estuarinos e marinhos. O monitoramento semestral avaliará os efeitos crônicos e agudos da contaminação por metais em diferentes níveis da cadeia trófica, incluindo microbiota, peixes, aves e mamíferos aquáticos. Serão coletadas amostras de água, sedimento e biota em diversas áreas, com análises de toxicidade e bioacumulação de metais como ferro, chumbo e cádmio. As atividades incluem o uso de biomarcadores para medir o impacto ambiental nos organismos. Este documento foi produzido no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da Área Ambiental I – Porção Capixaba do Rio Doce e Região Marinha e Costeira Adjacente.
Autor
FEST - Fundação Espírito-santense de Tecnologia. Coordenação Geral: Adalto Bianchini (FURG)
Ano da publicação
2019
Editor
Rede Rio Doce Mar e Fundação Espírito-santense de Tecnologia - FEST
Idioma
PT - BR
Palavras-chave
Ecotoxicologia, Metais pesados, Cadeia trófica, Bioindicadores, Contaminação ambiental, Impactos ambientais, Qualidade da água